Páginas

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Aprenda Inglês

 
INGLÊS
PRONÚNCIA
PORTUGUÊS
FAMILY
FÉMILI
FAMÍLIA
Father / Dad
Fáder / Déd
 Pai / Papai
Mother / Mom
Móder / Mãm
Mãe / Mamãe
Son
sân
Filho
Daughter
Dóter
Filha
Brother
Dróder
Irmão
Sister
Síster
Irmã
Uncle
Âncol
Tio
Aunt
Ént
Tia
Nephew
Néfiu
Sobrinho
Niece
Nís
Sobrinha
Cousin
Cãzin
Primo/ Prima
Grandfather / Grandpa
Grénfader/ Grénpa
Avô /  Vô
Grandmother/ Grandma
Grénmóder / Grénma
Avó / Vó
Grandson
Grénsãn
Neto
Granddaughter
Gréndóter
Neta

Boas Festas e Feliz 2014



Cristmas is a time to celebrate 
With Love, With Peace
And With Hope.

May all these gifts be yours
Now and Always!

sábado, 30 de novembro de 2013

Gincana de Matemática-2013

      gincana de matemática na escola                                DOM PEDRO II

















Postado pelo aluno Vitórino-7ª série B


domingo, 24 de novembro de 2013

A visão das várias religões


CRISTIANISMO – Para os católicos, é o Senhor criador de todas as coisas, ao mesmo tempo, Pai (Deus), Filho (Jesus) e Espírito Santo. Os protestantes e evangélicos seguem a mesma concepção, com algumas diferenças.

ESPIRITISMO –  É a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas, cnceitos do Livro dos Espíritos, codificado por Allan Kardec. Não crê que Jesus seja Deus. Ele foi um homem que passou por várias encarnação até se tornar um espírito puro.

JUDAÍSMO – É o Criador e Legislador. Por meio de Moisés, introduz as leis civis e religiosos da Torá. Seu nome não deve ser pronunciado, porque é sagrado, mas aparece designado como Yahweh nas Escrituras.

ISLAMISMO – Allah é absoluto e recebe 99 nomes ou atributos que enfatizam que Ele é a origem de todas as qualidades positivas do universo. Alguns deles:  al-Gahani (rico e infinito), al-Muhyi (doador da vida) e al-Alim (conhecedor de tudo).

HINDUÍSMO –   O panteão hindu é bastante complexo. Há perto de 330 milhões de divindades. Os deuses reencarnam e são representados sob diferentes formas. Os mais importantes deles, porém, compóem a sagrada trindade forma por Brahma ( deus da crição), Vishnu ( o que preserva) e Shiva ( destruidor e recriador).

BUDISMO – Não concebe a figura de um ser superior, onisciente e onipotente. O caminho para alcançar o sagrado depende das ações do indivíduo. A ideia de Deus é substituída pelas forças que regem o universo.

CANDOMBLÉ –  Olorum é o Deus supremo e criador dos orixás (divindades africanas que fazem ligação entre o mundo espiritual e o terreno), mas ele não interfere no funcionamento do universo, que fica a cargo de seus filhos divinizados (orixás). Olorum incumbiu Oxalá, o mais sábio deles, de criar todas as coisas, mas como ele não reverenciou Exu, a terra acabou sendo criada por Odudua. Para Oxalá, sobrou a criação dos homens e dos outros seres vivo. Os orixás têm características parecidas com os humanos.


UMBANDA – Tem os mesmos orixás do Candomblé, mas eles não se manisfestam no culto. São os guias que se apresentam para os médiuns. A tríade principal desses guias é formada por índios cablocos, pretos velhos e crianças. Os Exus, orixás que são princípio dinâmico da vida social, também são importantes.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

manobras radicais








GINCANA DE MATEMÁTICA

DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2013 - GINCANA DE MATEMÁTICA DA ESCOLA MUNICIPAL DOM PEDRO II.


REGRAS
1) Há um tempo limite para cada questão, terminado o tempo, caso algum grupo não tenha terminado, deverá entregar a atividade mesmo assim.
2) A atividade que estiver totalmente correta recebe a pontuação.
3) Caso a questão esteja incorreta ou incompleta, será considerado a parte realizada e atribuído-lhe o devido valor.
4) A classificação se dará pela soma de pontos de cada grupo.
5) Quando o grupo terminar a atividade antes do tempo determinado, deverá levantar a mão com a atividade junto e aguardar até que seja recolhida.
6) O Grupo que ficar em 1º  lugar receberá 4,0 pontos para cada participante. Para      ser adicionado com a IV avaliação na disciplina de Matemática.
7) O grupo que ficar em 2º lugar, receberão 2,0  pontos, cada participante. Para ser adicionado com a IV avaliação na disciplina de Matemática.
8) A equipe que faltar com respeito a equipe adversária será punida com perda de pontos (vaias, brigas...)
9) Os representantes que durante a realização das tarefas receber ajuda dos colegas a equipe  será classificado. Perdendo pontos para a equipe adversária.  
10) Havendo empate, o critério de desempate se dará pela maior pontuação a partir da primeira rodada de questões até que não haja mais empate.
11) Quaisquer outras observações não presentes, serão observadas posteriormente e em comum acordo com a maioria dos participantes.


TAREFAS A SEREM DESENVOLVIDAS PELAS EQUIPES

 1º tarefa : Grito de guerra:
A equipe deverá elaborar um grito de guerra, a avaliação desta tarefa levara em consideração:
-Coerência na letra;
-Animação da equipe;
-Criatividade;
-Envolvimento de toda equipe. ( 10 pontos )

2- Tangram com as figuras do tangram dois integrantes de cada equipe. deverão construir uma figura surpresa. (15 pontos)
Tempo máximo: 10 minutos

3- Desafios surpresa (Três desafios)
 -Um representante de cada equipe irá  resolver os desafios: Marca pontos que responde certa em menor espaço de tempo.( 30 pontos)
Tempo máximo: 15 minutos.

4 – Caça- palavras - Um representante de cada equipe: (10 pontos).
Tempo máximo: 5 minutos.

5-Projeto Geometria- Cada equipe no dia devera trazer uma torta com formatos geométricos vence a mais criativa.(30 pontos).

6- Corrida da Tabuada. Calculo mental: (20 pontos)
Tempo: 10 minutos.

 7- Parodia. Cada equipe deverá parodiar uma música a critério, com temas relacionados a matemática:( 20 pontos)
tempo máximo:  10 minutos.

8 -  Problemática - Quem é o X?. Os alunos do 8º e 9º ano receberão duas equações do 1º grau cada um (as equações são iguais para todos ). (20 pontos)
Tempo máximo: 10 minutos

9-Caça ao tesouro – vários objetos espalhados pelo escola e algumas pistas dada pela equipe organizadora para encontrá-las. (5 pontos para cada objeto encontrado).
Tempo máximo 10 minutos

10- Materiais recicláveis – marcam ponto a equipe que trouxe a maior quantidade de materiais. Que no final da apuração serão doados para o Senhor Elias Santos.
Latinhas de alumínio; Latinhas de ferro; Pet de 2l; Pet 1 a 1,75l; Pet inferior a um litro; Bateria; Bateria de celular. (40 pontos).

Observação: O portão será fechado as 8h20min. Após esse horário não poderar entrar material recicláveis.

EQUIPE A
EQUIPE B
5ª SÉRIE A
5ª SÉRIE C                       
6ª SÉRIE B
7ª SÉRIE A
PROFESSORES
JOYCE
ROSILMA
BRENO
MAURICIO
PATRICIA
5ª SÉRIE B
6ª SÉRIE A
7ª SÉRIE B
8ª SÉRIE
PROFESSORES
GILMA
CARLEIDE
RICARDO
EZEQUIEL
GAL


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Aprenda Inglês

 

MONTHS

January
February
March
April
May
June
July
August
September
October
November
December
MESES

janeiro
fevereiro
março
abril
maio
junho
julho
agosto
setembro
outubro
novembro
dezembro
Mónfs (pronuncie)

Djénuéri
Fébruéri
Mart
Eipril
Mei
jun
julai
August
Séptember
óktober
november
dicember




Days of the

Sunday
Monday
Tuesday
Wednesday
Thursday
Friday
Saturday
Dias da semana

domingo
segunda-feira
terça-feira
quarta-feira
quinta-feira
sexta-feira
sábado
Deis óf de uiki(pronuncie)

sãndei
mãndei
tusdei
uénisdei
tãrsdei
fraidei
saturdei

Postado pelo professor de Matemática: VERGNIAUD

sábado, 17 de agosto de 2013


obra de arte do 7ª ano B do dom pedro II

PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE DE LARANJEIRAS-SE

ENGENHO DO RETIRO
IGREJA DE SANTO ANTÔNIO E NSª DAS NEVES 

IGREJA DE NSª DA CONCEIÇÃO DA COMANDAROBA

IGREJA MATRIZ SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

IGREJA DE NSª DA CONCEIÇÃO DOS PADROS

IGREJA DE SÃO BENEDITO E NSª DO ROSÁRIO


MUSEU DE ARTE SACRA 

MUSEU AFRO BRASILEIRO



CASA DE CULTURA JOÃO RIBEIRO
Postado pelo professor de Matemática Vergniaud

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Pintura de Tarsila do Amaral

SERGIPE


Bandeira de Sergipe 
                             Bandeira

Brasão de Sergipe
         Brasão

Sergipe é uma das 27 unidades federativas da República Federativa do Brasil. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o oceano Atlântico à leste e os estados da Bahia, à oeste e ao sul, e de Alagoas, ao norte, do qual está separado pelo Rio São Francisco. É o menor dos estados brasileiros, ocupando uma área total de 21.910 km², pouco maior que Israel. Em 2010, sua população foi estimada em 2.068.031 habitantes, o sexto estado menos populoso do país.
A capital e maior cidade é Aracaju, sede da Região Metropolitana de Aracaju, que inclui ainda os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil e a primeira capital de Sergipe. Outras cidades importantes são Itabaiana, Lagarto e Estância, todas com mais de 50 mil habitantes. Ao todo, o estado possui 75 municípios divididos nas mesorregiões do Leste, Agreste e Sertão sergipanos.
Sergipe emancipou-se politicamente da Bahia em 8 de julho de 1820. A então capitania de Sergipe del-Rei viria a ser elevada à categoria de província quatro anos depois, e, finalmente, a estado após a proclamação da República em 1889.
Os primeiros indícios da ocupação humana do território que hoje corresponde ao estado de Sergipe são datados de 9.000 a.C. A análise dos achados arqueológicos desses povos, como arte rupestre, ossos, cerâmicas e outros artefatos, permitiu aos historiadores classificá-los em três culturas ou tradições: canindé, aratu e tupi-guarani.
Na segunda metade do século XVI teve início a colonização do estado com a chegada de navios franceses onde os seus tripulantes trocavam objetos diversos por produtos da terra (pau-brasil, algodão, pimenta-da-terra).
Entre o final do século XVI e as primeiras décadas do século XVII, a atuação dos missionários e de algumas expedições militares afasta os franceses e vence a resistência indígena. Ocorre grande miscigenação entre portugueses e índios.
Garcia d’Ávila, proprietário de terras na região, iniciou a conquista do território. Contava com a ajuda dos jesuítas para catequizar os nativos. A conquista deste território e sua colonização facilitariam as comunicações entre Bahia e Pernambuco e impediriam também as invasões francesas.
Surgem os primeiros povoados, como o arraial de São Cristóvão. Originário do povoado de São Cristóvão, a capitania de Sergipe D’El-Rey foi colonizada em 1590 após a destruição de indígenas hostis e Sergipe começa a explorar o açúcar. A existência de áreas inadequadas à plantação de açúcar no litoral favorece o surgimento das primeiras criações de gado. Sergipe torna-se, então, um fornecedor de animais de tração para as fazendas da Bahia e de Pernambuco. Houve também uma significativa produção de couro.
Quando das invasões holandesas, na primeira metade do século XVII a economia ficou prejudicada, vindo a se recuperar em 1645 quando os portugueses retomaram a região. O território, que na época fazia parte da Bahia, foi responsável em 1723 por um terço da produção de açúcar da Bahia.
 As circunstâncias da Independência do Brasil serviram para que a decisão da Carta Régia de 8 de julho de 1820 fosse confirmada e referendada por Pedro I, que chegou a elevar, novamente, São Cristóvão à condição de cidade, para ser a capital de Sergipe. A Constituição do Império, que é de 1824, colocou Sergipe entre as Províncias do Brasil, consolidando a Emancipação de 8 de julho de 1820. 8 de julho de 1820 tem sido convertido no símbolo da liberdade, da independência, da autonomia econômica, da construção da sociedade sergipana.
Com a Proclamação da República, passou a ser Estado da Federação tendo sua primeira Constituição promulgada em 1892.

O quadro permanece assim em todo o primeiro período republicano, com setores das camadas médias urbanas sendo as únicas forças a enfrentar a oligarquia local, como nas revoltas tenentistas em 1924.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Sergipe
                       
                      Vídeo sobre Sergipe







terça-feira, 13 de agosto de 2013