CRISTIANISMO – Para os católicos,
é o Senhor criador de todas as coisas, ao mesmo tempo, Pai (Deus), Filho
(Jesus) e Espírito Santo. Os protestantes e evangélicos seguem a mesma
concepção, com algumas diferenças.
ESPIRITISMO – É a inteligência suprema, causa primária de
todas as coisas, cnceitos do Livro dos Espíritos, codificado por Allan Kardec.
Não crê que Jesus seja Deus. Ele foi um homem que passou por várias encarnação
até se tornar um espírito puro.
JUDAÍSMO – É o Criador e
Legislador. Por meio de Moisés, introduz as leis civis e religiosos da Torá. Seu
nome não deve ser pronunciado, porque é sagrado, mas aparece designado como
Yahweh nas Escrituras.
ISLAMISMO – Allah é absoluto e
recebe 99 nomes ou atributos que enfatizam que Ele é a origem de todas as
qualidades positivas do universo. Alguns deles:
al-Gahani (rico e infinito), al-Muhyi (doador da vida) e al-Alim
(conhecedor de tudo).
HINDUÍSMO – O panteão hindu é bastante complexo. Há perto
de 330 milhões de divindades. Os deuses reencarnam e são representados sob
diferentes formas. Os mais importantes deles, porém, compóem a sagrada trindade
forma por Brahma ( deus da crição), Vishnu ( o que preserva) e Shiva (
destruidor e recriador).
BUDISMO – Não concebe a figura de
um ser superior, onisciente e onipotente. O caminho para alcançar o sagrado
depende das ações do indivíduo. A ideia de Deus é substituída pelas forças que
regem o universo.
CANDOMBLÉ – Olorum é o Deus supremo e criador dos orixás
(divindades africanas que fazem ligação entre o mundo espiritual e o terreno),
mas ele não interfere no funcionamento do universo, que fica a cargo de seus
filhos divinizados (orixás). Olorum incumbiu Oxalá, o mais sábio deles, de
criar todas as coisas, mas como ele não reverenciou Exu, a terra acabou sendo
criada por Odudua. Para Oxalá, sobrou a criação dos homens e dos outros seres
vivo. Os orixás têm características parecidas com os humanos.
UMBANDA – Tem os mesmos orixás do
Candomblé, mas eles não se manisfestam no culto. São os guias que se apresentam
para os médiuns. A tríade principal desses guias é formada por índios cablocos,
pretos velhos e crianças. Os Exus, orixás que são princípio dinâmico da vida
social, também são importantes.
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