segunda-feira, 24 de agosto de 2015

DIA DA BANDEIRA

19 DE NOVEMBRO – DIA DA BANDEIRA


Artigo 13º da Constituição Brasileira
Lei nº 5.700 de 1º de setembro de 1971

Segundo o Artigo 1º são considerados símbolos nacionais e inalteráveis:
A BANDEIRA NACIONAL, O HINO NACIONAL, AS ARMAS NACIONAIS E O SELO NACIONAL.


Nossa Bandeira foi criada quatro dias após a Proclamação da República no dia 19 de novembro de 1889. Projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. Desenhada por Décio Vilares e o estudo da posição das estrelas do astrônomo e professor Manuel Pereira Reis.

Tendo como inspiração a Bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, com o círculo azul e a frase ‘’ORDEM E PROGRESSO1’’ no lugar da coroa Imperial. A Bandeira têm quatro cores, cada uma com um significado: verde representa as nossas matas e florestas; o amarelo nossas riquezas o ouro; o branco representa a paz e o azul representa o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul às 8h30 de 15 de novembro de 1889, data em que foi Proclamada a República.



As Armas Nacionais ou Brasão Nacional, foi criada na mesma data que a Bandeira Nacional, representam a Glória, e a Honra e a Nobreza do Brasil. As armas são formadas por um escudo redondo sobre uma estrela de cinco pontas e uma espada. No centro, fica a constelação do Cruzeiro do Sul, ao lado esquerdo tem um ramo de café e no direito um ramo de fumo.



O Selo Nacional ele reproduz a esfera que existe na Bandeira Nacional.  O Selo é usando na autenticação dos documentos oficiais, seu uso é obrigatório em qualquer ato do Governo. Ele é usando também em Diplomas e Certificados Escolares.




1.Frase “Ordem e Progresso” de origem positivista de Auguste Comte: “O Amor por Princípio e a Ordem por Base; O Progresso por Fim”. É uma convocação ao desenvolvimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário