quarta-feira, 25 de outubro de 2017

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

20 de novembro lembra a data de um líder dos Palmares, conhecido como Zumbi dos Palmares. O Quilombo dos Palmares era localizada na Capitania Hereditária de Pernambuco. Hoje fica localizada na atual região de União dos Palmares em Alagoas.

Zumbi nasceu na Serra da Barriga, quando ainda pequeno, isto é, quando tinha aproximadamente 6 anos, foi capturado e entregue a um missionário português. Batizado 'Francisco', Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa.
(Serra da Barriga- AL)

Por volta de 1678, o governador de Pernambuco, cansado do longo conflito com o Quilombo de Palmares, se aproximou do líder de Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz. Foi oferecida a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa; a proposta foi aceita pelo líder, mas Zumbi rejeitou a proposta do governador e desafiou a liderança de Ganga Zumba. Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi tornou-se o novo líder do quilombo de Palmares.
Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança dos Palmares, em 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido, mesmo assim ele sobreviveu. Dois anos depois é morto com vinte guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo de Castro. Em Recife, foi exposta a cabeça em praça pública no Pátio do Carmo.
Segundo conta a história Zumbi foi traído por um dos seus. Para alguns ele é considerado herói que lutou pela libertação dos escravos, para outros ele foi um bandido. 
A história sempre é contada do ponto de vista de cada um dos lados, isto é, na ótica do oprimido ou do  opressor. Cada um pode ter sua versão para os fato.
                                             (memorial em Zumbi dos Palmares-AL)

Portanto, no dia 20 de novembro é comemorado o dia da Consciência Negra no Brasil, data escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário