domingo, 24 de novembro de 2013

A visão das várias religões


CRISTIANISMO – Para os católicos, é o Senhor criador de todas as coisas, ao mesmo tempo, Pai (Deus), Filho (Jesus) e Espírito Santo. Os protestantes e evangélicos seguem a mesma concepção, com algumas diferenças.

ESPIRITISMO –  É a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas, cnceitos do Livro dos Espíritos, codificado por Allan Kardec. Não crê que Jesus seja Deus. Ele foi um homem que passou por várias encarnação até se tornar um espírito puro.

JUDAÍSMO – É o Criador e Legislador. Por meio de Moisés, introduz as leis civis e religiosos da Torá. Seu nome não deve ser pronunciado, porque é sagrado, mas aparece designado como Yahweh nas Escrituras.

ISLAMISMO – Allah é absoluto e recebe 99 nomes ou atributos que enfatizam que Ele é a origem de todas as qualidades positivas do universo. Alguns deles:  al-Gahani (rico e infinito), al-Muhyi (doador da vida) e al-Alim (conhecedor de tudo).

HINDUÍSMO –   O panteão hindu é bastante complexo. Há perto de 330 milhões de divindades. Os deuses reencarnam e são representados sob diferentes formas. Os mais importantes deles, porém, compóem a sagrada trindade forma por Brahma ( deus da crição), Vishnu ( o que preserva) e Shiva ( destruidor e recriador).

BUDISMO – Não concebe a figura de um ser superior, onisciente e onipotente. O caminho para alcançar o sagrado depende das ações do indivíduo. A ideia de Deus é substituída pelas forças que regem o universo.

CANDOMBLÉ –  Olorum é o Deus supremo e criador dos orixás (divindades africanas que fazem ligação entre o mundo espiritual e o terreno), mas ele não interfere no funcionamento do universo, que fica a cargo de seus filhos divinizados (orixás). Olorum incumbiu Oxalá, o mais sábio deles, de criar todas as coisas, mas como ele não reverenciou Exu, a terra acabou sendo criada por Odudua. Para Oxalá, sobrou a criação dos homens e dos outros seres vivo. Os orixás têm características parecidas com os humanos.


UMBANDA – Tem os mesmos orixás do Candomblé, mas eles não se manisfestam no culto. São os guias que se apresentam para os médiuns. A tríade principal desses guias é formada por índios cablocos, pretos velhos e crianças. Os Exus, orixás que são princípio dinâmico da vida social, também são importantes.

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